Corrida e pele.

A cada dia cresce o número de pessoas que adotam a corrida como esporte e / ou lazer, não é?

E várias perguntas surgem a respeito da pele. Além disso, várias lendas são criadas:

“Corrida causa flacidez”;

“Não pode usar protetor solar quando corre, pois escorre no olho”;

“Correr com casaco ( mesmo no calor de 40 graus), faz perder barriga”.

Pois bem, não acreditem em tudo que se fala e ouve por aí, ok?! Algumas dicas que dou aos meus pacientes adeptos deste esporte:

Vai correr ao ar livre de manhã?? Então:

1) Lavar muito bem o rosto, com sabonete neutro ou específico para seu tipo de pele, para retirar todo e qualquer resquício de produtos cosméticos e ácidos usados na noite anterior.

2) Usar SEMPRE filtro solar com fator de proteção UVB no mínimo FPS 30 e com proteção UVA também.

Aí sempre vem o questionamento: “doutora, mas escorre no meu olho e arde!” Isto não é desculpa! Atualmente existem alguns filtros solares para esportes que aderem melhor a pele.

Você pode não passar na testa e usar um boné ou viseira. Ou ainda, existem bonés e viseiras com um acolchoado de algodão na parte interna da aba, justamente para segurar o suor e não deixar escorrer no olho.

Com estas dicas, ainda vão deixar de usar filtro??

3) Use bonés ou viseiras, óculos de sol. Enfim: proteja-se!!!!

4) Hidrate-se MUITO antes e depois do treino.

5) Não adianta correr de casaco para emagrecer. Não é o suor que faz emagrecer. E ainda corre o risco de desidratar e passar mal. Corra com roupas leves e de preferência adequadas para isso.

Atualmente existem roupas com tecnologia dry fit, que permitem que sua pele “respire”. E também roupas com filtro solar. Isso mesmo que leram: roupas que já possuem uma malha específica que filtram os raios UV.

Vai correr ao ar livre a noite ou na academia??

1) Os cuidados são basicamente os mesmos.

Não necessita do uso de filtro solar quando está a noite. Mas, se sua pele for ressecada ou sensível vale usar um hidratante específico para seu tipo de pele, bem leve.

2) Não esqueça de retirar toda maquiagem antes de correr. Sua pele precisa estar limpa.

E depois do treino, o que fazer???

1) Lavar novamente a pele com sabonete neutro ou específico para seu tipo de pele. E bastante água termal!

2) Quem tem pele oleosa, deve usar um tônico com ácido salicílico ou outro ativo para controle da oleosidade.

Já quem tem pele ressecada ou sensível, deve usar algum tônico ou hidratante leve com ativos antioxidantes para recuperar a pele.

E quanto a questão da flacidez?? Correr causa flacidez?

Não existe nada que prove isso. Aliás, a corrida é um exercício físico que gera bem estar e saúde quando praticado da forma correta e com supervisão de um profissional capacitado.

O que acontece em geral é que quando as pessoas emagrecem perdem gordura em todo corpo, inclusive na face (isso acontece quando envelhecemos). E esta gordura da bochecha é que em geral “sustenta” a face. Assim, dá a falsa impressão que você está mais flácida. Mas não é isso.

Mas, em contra partida, muitas vezes a corrida é feita ao ar livre no sol. E este sim é o vilão para o envelhecimento! Gera rugas e flacidez!

Portanto, corrida é saudável, faz bem para pele, mas cuidados devem ser tomados para sua pele permanecer linda.

Converse com seu dermatologista a respeito das suas atividades e os cuidados específicos para sua pele.

Fonte: Livia Pino / http://dermatologiaemfoco.blogspot.com/

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